Durante todo o dia dessa sexta-feira (09), na sede do 11º BPM, em Tobias Barreto, se desenvolveu uma ação de Sensibilização do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que teve por finalidade levar conhecimentos aos profissionais da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente dos Municípios de Itabaianinha e de Tomar do Geru.
O evento foi uma iniciativa da Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do 11º BPM, sob o comando do Major Alexsandro Ribeiro, e da Coordenação Estadual do Proerd em Sergipe, que tem à frente a Capitão Adriana Littig, e que também contou com as parcerias das Prefeituras Municipais de Itabaianinha e de Tomar do Geru.
A Sensibilização é um passo anterior à implantação do programa de prevenção às drogas nas escolas, o que irá acontecer pela primeira vez em Tomar do Geru e continuará acontecendo em Itabaianinha, uma vez que neste último Município o Proerd/11º BPM já formou 286 alunos no ano passado.
Profissionais de diversas áreas participaram do dia de Sensibilização, a exemplo de professores, psicólogos, assistentes sociais, conselheiros tutelares, bombeiros comunitários e até o Capitão Alanderson, comandante da 3ª Companhia do 11º BPM, responsável pelas áreas de Itabaianinha e Tomar do Geru, e a Primeira Dama Municipal de Tomar do Geru, a Srª Iara, que acumula a gestão das secretarias de Assistência Social e da Educação, participaram.
Nos depoimentos, a Capitã Littig agradeceu a parceria do 11º BPM e das Prefeituras envolvidas e elogiou o empenho dos participantes. Ela também disse que sente muito orgulho dos Policiais que fazem o Proerd acontecer e que para isso superam muitos desafios e barreiras.
A Srª Iara, se diz ansiosa pelo início do Proerd nas escolas do seu Município e que a Sensibilização superou suas expectativas em termos de dinâmica e conhecimento.
Já o Capitão Alanderson, considerou o momento da Sensibilização, propício à aproximação entre todos aqueles que querem uma cidade mais segura, pois o trabalho conjunto entre sociedade e polícia se torna mais eficaz.
Outro ponto muito comentado pelos participantes, foi a quebra de velhos paradigmas pessoais em relação à postura da PM. Para muitos, havia uma imagem rude na figura dos policiais e a Sensibilização desmitificou isso.
O Major Alexsandro Ribeiro, reforçou que paralelamente ao serviço ostensivo de combate ao tráfico, continuará tanto apoio ao Proerd e a todas as ações de prevenção às drogas e a violência, para que menos adolescente se transformem em vítimas do tráfico ou entrem nesse caminho.
O Proerd será aplicado nas escolas desses Municípios participantes, através do currículo Caindo na Real para os 5º anos do ensino fundamental e terá como Instrutor o Policial Emílio, Cabo da PM, lotado no 11º BPM e que também possui formação como bacharel em psicologia.
Fonte: 11º BPM/PMSE
