Anuncie

 Permanece o impasse entre a Prefeitura de Aracaju, o Estado de Sergipe e os músicos sergipanos que, mais uma vez, passam por problemas para receber os valores por suas apresentações em eventos. Os músicos afirmam que os cachês a serem pagos pelos festejos juninos ainda estão em atraso.
 Segundo o presidente do Sindicato dos Músicos de Sergipe (Sindimuse), Tonico Saraiva, que fez a denúncia, ainda não foi efetuado o pagamento das apresentações do Forró Caju, realizado pela administração municipal, e nem do Arraiá do Povo, realizado pelo Governo do Estado, em junho deste ano.
 Em maio, o Ministério da Cultura (MinC) anunciou a liberação de R$ 16 milhões para Sergipe em auxílio aos festejos. Aracaju ficou com uma parcela de R$ 4 milhões para organizar os eventos que ocorreram nos Mercados Centrais e simultaneamente em alguns bairros da capital, com o Forró nos Bairros. O valor cobriria os custos das atrações locais e nacionais, mas os artistas sergipanos garantem que não receberam.
 “O que ficou com a cultura sergipana, aos músicos da terra, foi muito pouco. Foi um ‘São João’ bom para os artistas de outros estados que vieram ganhar esse dinheiro aqui, e que inclusive já receberam. Já os daqui, ninguém recebeu nada até agora”, disse Saraiva ao Jornal da Cidade. Tonico relata ainda que muitos artistas tiveram que financiar o Forró Caju, com locação de veículos, instrumentos e alimentação, e hoje passam por dificuldades financeiras.
 Os músicos sergipanos participaram do Forró Caju através de um Edital. O sindicato denuncia ainda que o processo para a escolha dos músicos foi ‘fraudulento’ desde a convocação, já que muitos ficaram de fora da seleção. Ainda de acordo com Tonico Saraiva, a direção do sindicato não é recebida pela administração municipal e permanece sem respostas.  
 A assessoria de comunicação da PMA informa que o pagamento dos artistas depende da verba do Ministério da Cultura que ainda não foi liberada. Segundo a PMA, o trâmite legal para liberação por parte do Governo Federal segue sendo executado e “assim que for liberado, a Prefeitura efetuará todos os pagamentos”, já que para a liberação é preciso atender às determinações do MinC.
 Através de nota, a Secretaria de Estado da Cultura disse também que faltam os recursos do Ministério da Cultura para o pagamento dos que participaram do Arraiá do Povo. A pasta aguarda o repasse para efetuar os pagamentos.

*Com informações do Jornal da Cidade e do Cinform

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano