A Netflix se consolidou no mercado de
filmes e séries por oferecer uma proposta revolucionária substituindo as
tradicionais locadoras, estabelecimentos populares até a década de 90, mas que
caíram em desuso pelos clientes — mantendo apenas uma base fiel de seguidores —
com a crescente e rápida evolução das plataformas on
demand em todo o mundo, principalmente na América do Norte e Europa.
Embora tenha atingido seu ápice de assinantes e número de visualizações
há alguns anos, a empresa vem sofrendo para continuar apresentando resultados
positivos aos acionistas após a grande perda de assinantes este ano,
totalizando 200 mil assinaturas canceladas e redução de US$ 109 milhões se
comparado com o mesmo período de 2021.
Apesar da Netflix não comentar publicamente sobre os porquês dos
consumidores estarem deixando o serviço, especulações reforçam a ideia de que o
prejuízo da companhia esteja relacionado com o surgimento de fortes
concorrentes — como Disney Plus, Prime Video e HBO Max, por exemplo — e pouca atração por produções originais.
Corte de custos pela Netflix
Tentando compensar a queda na receita, a Netflix demitiu na última
quinta-feira (23), trezentos funcionários nos Estados Unidos, Canadá, Europa,
Ásia e América Latina, regiões que desde janeiro registraram 450 demissões pelo
serviço de streaming.
