Segundo o Huse, dos 38 atendidos por queimaduras10 são de vítimas de fogos de artifício, quatro crianças ou adolescentes e seis adultos.
Em caso de queimaduras, a orientação da técnica em cirurgia plástica do Huse, Moema Santana, é que seja o membro atingido seja colocado em água corrente por pelo menos 10 ou 15 minutos para barrar o processo da queimadura antes de levar a vítima para o hospital.
Ainda de acordo com ela, não se deve utilizar nenhum produto caseiro em cima da queimadura, pois ele precisará ser removido e vai dificultar o atendimento, podendo até causar infecção.
Conscientização
Para circular a informação do uso e da venda correta de fogos de artifício, as polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros visitaram, nas últimas semanas, cerca de 50 escolas da rede pública e particular e 60 estabelecimentos comerciais.
De acordo com o assessor do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Jairo Cruz o objetivo da ação é levar conhecimento, noções de primeiros socorros, prevenção e segurança contra incêndio, além de ensinar o manuseio correto de fogos de artifício, que não deve ser realizado por crianças sem supervisão de adultos e com utilização do equipamento de proteção individual.
G1/SE
