Anuncie

O mercado de trabalho em Sergipe, nos primeiros meses do Governo Lula, já apresenta uma melhora com a redução da taxa de desemprego. O estudo da economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômico, Flávia Rodrigues, ‘A economia e o mercado de trabalho sergipano: apontamentos para o debate da conjuntura atual’ mostrou um índice de 10,3% de desempregados em Sergipe de abril a junho de 2023, assim o estado possui a 6ª maior taxa de desemprego do Brasil. Segundo Rodrigues, os dados são da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar contínua trimestral do IBGE.

“Não é o melhor cenário, mas já reflete alguma melhoria. Se hoje temos a 6ª maior taxa de desemprego do Brasil, no ano passado figurávamos como a 3ª maior taxa de desemprego do Brasil. Então, nestes poucos meses, o País já possui uma melhor condição de emprego com a taxa de desemprego caindo em todo o Brasil e em Sergipe também”, destacou Flávia Rodrigues.

Sobre a política econômica e os programas do Governo Lula que estão provocando uma rápida redução da taxa de desemprego em todo o Brasil, a economista do Dieese destacou a importância da política de valorização do salário mínimo.

“De cara, precisamos citar a política de valorização do salário mínimo. Isoladamente é um reajuste pequeno, mas temos mais da metade dos trabalhadores brasileiros recebendo salário mínimo, então neste conjunto temos uma massa de rendimentos circulando, o que dinamiza a economia e se traduz numa melhora no mercado de trabalho. É uma política que melhora a distribuição de renda no mercado de trabalho. Quando se aumenta o salário mínimo, há uma reativação da economia e novos postos de trabalho são abertos, aumentando o número de empregos com carteira assinada”, declarou Flávia Rodrigues.

A8/SE

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano