No total, 521 municípios brasileiros preenchem os requisitos, mas as cidades de Sergipe não estão incluídas na lista, uma vez que o ministério definiu alguns critérios para disponibilizar as doses:
- Foram selecionadas as cidades de grande porte, com mais de 100 mil habitantes, e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2;
- Prioridade para municípios com maior número de casos em 2023 e 2024.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o estado não se encaixa nos critérios de população e alta transmissão. Foram registrados, em 2023, o total de 2.771 casos de dengue e 10 óbitos pela doença em Sergipe.
Público alvo e regiões selecionadas
Apesar de ser o primeiro país no mundo a oferecer o imunizante na rede pública, o Brasil enfrenta o desafio da baixa quantidade de doses da vacina Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda. Daí a necessidade de definir público-alvo e regiões específicas na primeira fase.
Por isso, em um primeiro momento, serão vacinadas apenas as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações.
O Ministério da Saúde vai receber pouco mais de 6 milhões de doses – 5,2 milhões foram compradas e 1,3 foram doadas. A previsão é que o volume total de vacinas adquiridas seja entregue até dezembro.
A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
FAN F1
