Anuncie

A Secretaria de Estado da Saúde (SES),  por meio do Sistema de Informação de Agravos por Notificação (Sinan), registrou 3.822 casos de acidentes por animais peçonhentos em 2023. Dentre os números, 2.846 foram por picadas de escorpião, 323 casos por picadas de abelha e 219 por picadas de serpente.

Em relação aos municípios, Aracaju possui a maior incidência de casos, com 1.282, seguido por Nossa Senhora do Socorro, com 459 casos. Os municípios de menor incidência são Ribeirópolis, Santa Rosa de Lima, com dois casos. As cidades de Cristinápolis, Divina Pastora e Santo Amaro das Brotas registraram três casos.

Para evitar a proliferação de animais venenosos, é importante que a população adote medidas preventivas para impedir que o animal se esconda em ambientes que possam causar esses incidentes, dentre eles, limpeza constante do jardim e da casa, telhas, ralos de banheiro, fresta de portas, não acumular materiais de obras ou entulhos próximo à residência, que possam servir de abrigo a esses insetos.

O escorpião, por se tratar de um animal com hábitos noturnos e se movimentar com muita velocidade, pode subir em paredes e, portanto, uma das primeiras recomendações é afastar as camas das paredes e não deixar objetos no chão, inclusive sapatos. Vale lembrar que o grande perigo do escorpião é quando acidentalmente ele é pisado ou tocado.

Com informações do Governo de Sergipe

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano