O estado é uma das 15 unidades da federação que, a partir desta semana, passam a ter todos os municípios liberados para ativar estações de 5G - atingindo 88,6% da população do País.
Isso significa que nas 75 cidades sergipanas, as empresas de telecomunicações que já adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz, considerada o '5G puro', já podem ativar as redes. Segundo a Anatel, a população abrangida pela tecnologia no estado é de 2,3 milhões de usuários.
A rede 5G chegou a Sergipe em setembro de 2022, primeiramente em Aracaju. A nova geração de internet móvel é uma evolução do 4G e prometeu mais velocidade para baixar e enviar arquivos.
A permissão da Anatel não indica que a cidade terá acesso imediato ao sinal de 5G. A agência dá aval para que as prestadoras que adquiriram lotes na faixa 3,5 GHz solicitem o licenciamento para ativação das estações de 5G nessa faixa.
A liberação efetiva do serviço de 5G para os clientes depende da instalação da infraestrutura pelas prestadoras.
Para acessar o 5G, é preciso utilizar um dos 181 aparelhos certificados e homologados pela Anatel e estar em uma região coberta pela rede.
Conforme dados da Anatel, a cobertura do 5G em Sergipe beneficia cerca de 41% da população, com alcance nos seguintes municípios:
- Aracaju - 98,6%
- Nossa Senhora do Socorro - 95%
- Barra dos Coqueiros - 92,89%
- Itabaiana - 85,20%
- São Cristóvão - 58,35%
- Campo do Brito - 1,69%
- Santo Amaro das Brotas - 0,40%
F5 News
