Anuncie

Sergipe tem 100% dos seus municípios liberados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que estações de 5G sejam ativadas em seus territórios. Apesar disso, apenas oito cidades no estado já possuem cobertura da tecnologia.

O estado é uma das 15 unidades da federação que, a partir desta semana, passam a ter todos os municípios liberados para ativar estações de 5G - atingindo 88,6% da população do País.

Isso significa que nas 75 cidades sergipanas, as empresas de telecomunicações que já adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz, considerada o '5G puro', já podem ativar as redes. Segundo a Anatel, a população abrangida pela tecnologia no estado é de 2,3 milhões de usuários.

A rede 5G chegou a Sergipe em setembro de 2022, primeiramente em Aracaju. A nova geração de internet móvel é uma evolução do 4G e prometeu mais velocidade para baixar e enviar arquivos.

A permissão da Anatel não indica que a cidade terá acesso imediato ao sinal de 5G. A agência dá aval para que as prestadoras que adquiriram lotes na faixa 3,5 GHz solicitem o licenciamento para ativação das estações de 5G nessa faixa.

A liberação efetiva do serviço de 5G para os clientes depende da instalação da infraestrutura pelas prestadoras.

Para acessar o 5G, é preciso utilizar um dos 181 aparelhos certificados e homologados pela Anatel e estar em uma região coberta pela rede. 

Conforme dados da Anatel, a cobertura do 5G em Sergipe beneficia cerca de 41% da população, com alcance nos seguintes municípios:

  • Aracaju - 98,6%
  • Nossa Senhora do Socorro - 95%
  • Barra dos Coqueiros - 92,89%
  • Itabaiana - 85,20%
  • São Cristóvão - 58,35%
  • Campo do Brito - 1,69%
  • Santo Amaro das Brotas - 0,40%

F5 News

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano