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 Em todas as organizações que atuam com saúde jamais devem por meio dos

seus atendimentos promover doenças emocionais em seus pacientes. Algumas

abordagens com atenção especial para as micro expressões faciais realizadas

pelos atendentes são necessárias atenção. Entre elas, podemos destacar:

franzir de lábios, olhar de desdém ou atravessado, expressão de nojo ou

insatisfação no balcão de atendimento, podem comprometer gravemente a

imagem e reputação deste ambiente de saúde, o que poderá afetar na perda

de inúmeros pacientes. Quantas vezes você passou por estas situações?

É muito importante para além da teoria, garantir atendimento humanizado a

cada paciente ingresso nas instalações da empresa de saúde, pois dessa

forma, já estará garantindo uma abordagem acolhedora e terapêutica neste

atendimento. É importante muito destacar que todas as mensagens

transmitidas através da linguagem corporal dos atendentes ou técnicas das

clínicas, laboratórios, centro de saúde e hospitais são notadamente percebidas

pelos pacientes. E muitos acreditam que sorrir já está entregando um

atendimento de qualidade, será?

“Será que as pessoas que atuam na recepção percebem a importância do

acolhimento dentro dos serviços de saúde? Será que estes profissionais sabem

da responsabilidade que tem em suas mãos? Sabem da necessidade de

possuírem qualificação, motivação e empenho em gerar credibilidade junto aos

pacientes que procuram a clínica, o laboratório ou o hospital?” Fonte:

FERREIRA, Ana Paula. Qualidade na recepção (...). Rio de Janeiro: Editora

DOC, 2015. 1ª edição.

 É sempre muito bom destacar que há muita diferença entre os pacientes que

querem apenas informações e os pacientes que chegam ao ambiente para

realizar consultas ou exames. Agora lhe pergunto: Há diferença na sua forma

de entregar o atendimento? Francamente, não! Porque todos os

atendimentos devem ter apenas uma única marca inicial, atenção ao paciente

e, esta atitude consiste em olhar nos olhos dos pacientes com leveza e

disposição em servir com excelência. Dessa maneira, os atendentes devem

analisar as suas atitudes:

- Na recepção por exemplo, entregar o clássico e visível sorriso amarelo

com evidente frieza - o cliente não irá perceber? Claro que sim!

- Na sala de espera a postura rotineira por meio da cultura dos gritos

neste espaço ou nos corredores, as vezes o espaço pequeno e cria um

ambiente desconfortável. Afinal, o tom elevado ou o grito estridente são atos

deselegantes ou mesmo agressivos, em resumo, são atitudes inadequadas;

- A empresa que por meio dos seus profissionais do atendimento fazem

eles esperarem por um longo tempo, sem ter uma digna satisfação por

parte da organização é simplesmente desconfortável e afeta a imagem

desta empresa de saúde, o que adoece o paciente duas vezes;

- Se coloque no lugar do paciente que tem a sua consulta desmarcada por

telefone no dia do atendimento ou na chegada ao local. O que dizer deste

ato? Simplesmente, desrespeitoso; Porque os atendentes não conseguem

garantir uma prestação de serviço com total precisão?

- Os pacientes tem seus resultados para levarem aos seus médicos com

urgência, mas a data para a liberação é alterada sem aviso prévio. Como

gerir as emoções do paciente neste momento tão desagradável? É muito

importante que estas rotinas sejam colocadas de forma clara e objetiva para

todos os pacientes.

 Conclusão: Aqui não tenho interesse algum em finalizar a discussão sobre o

presente assunto. No entanto, existem atualmente diversos meios para manter

os pacientes devidamente informados ou atualizados. A partir daí, vem as

seguintes reflexões: Porque estas empresas insistem tanto no erro? Porque os

colaboradores não conseguem pôr em prática as soluções reais para tais

problemas? O que pode melhorar a gestão de processos internos dentro da

empresa?

* Uemerson Florêncio – (Brasileiro). Empreendedor. Palestrante, Pesquisador,

Escritor, Correspondente Internacional e Treinador em análise da linguagem

corporal, gestão da imagem, reputação e crises. Pesquisa e escreve sobre

desenvolvimento de cidades. Criador do método pentágono da comunicação.

Gestor de conteúdo do site da empresa Conceito Treinamentos no Brasil.

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