Dois policiais militares e um civil foram presos por guardas municipais na manhã desta quarta-feira (02), na região dos mercados centrais de Aracaju (SE), acusados de extorsão.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os policias são suspeitos de cobrar pagamento de pessoas que trabalham com jogos de azar.
O caso foi encaminhado à corregedoria.Segundo a denúncia de populares, os policiais estavam agindo na região há cerca de quinze dias. Chegavam sempre à paisana e exigiam dinheiro.
“Eles chegavam aqui com ameaça, pedindo o dinheiro, quando a gente não dava eles tomavam as rifas e até o celular”, disse a autônoma Jailza França.
Segundo o supervisor da Guarda Municipal, Nilson Reis, houve um tumulto envolvendo os policiais e pessoas que trabalham com jogo do bicho. Para evitar um linchamento os suspeitos foram levados para a base da guarda no Mercado até a Polícia Militar chegar. Os três foram presos e conduzidos até a sede da Corregedoria da Polícia Civil, onde foi feito o flagrante pelo crime de concussão (quando servidor público exige valor indevido para terceiros).
Além dos policiais, muitos bicheiros também prestaram esclarecimentos. Os militares foram encaminhados ao Presídio Militar, enquanto o policial civil está em uma Delegacia da capital e ficam à disposição do Poder Judiciário.
Em nota a Delegacia Geral da Polícia Civil repudiou o comportamento do policial e disse que a Corregedoria já se posicionou, em um anterior procedimento disciplinar, pela exclusão deste servidor dos seus quadros, cujo processo já está à disposição do Poder Judiciário e do Poder Executivo, que decidem sobre a expulsão ou não do servidor público.
A nota diz ainda que serão tomadas todas as medidas necessárias para que seja dada uma resposta justa e respeitável sobre o caso.
A Corregedoria Geral da Polícia Militar também foi acionada e representada por um oficial da PM que também acompanha o caso a fim de tomar as medidas necessárias.
*Com informações da SSP/SE
